"POR ISSO QUE O BRASIL É ASSIM"

DEPOIS DE MAIS DE UM ANO PARADO, RESOLVI RETOMAR AS POSTAGENS DO BLOG NESTE COMEÇO DE 2012. SEI QUE A MAIORIA DOS QUE SEGUIAM E LIAM O BLOG SE FORAM, MAS ESPERO CONSEGUIR NOVOS LEITORES E QUEM SABE RECUPERAR ALGUNS QUE JÁ PASSARAM POR AQUI. 


BOA LEITURA E NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER O QUE PENSA A RESPEITO!


_________________________________________________________________


Se tem algo que me irrita é ler alguém reclamando de algo e atribuindo a este fator que se está reclamando aos problemas do nosso país. Exemplo: 
 
É postado um Funk com um conteúdo muito vulgar e repetitivo ou qualquer Axé para o carnaval no Youtube. Nos comentários se observa frases como "Por isso que o Brasil é uma merda". Como se aquela música específica fosse a causa de qualquer problema, como falta de educação, saneamento, saúde, segurança... Ou então qualquer comentário sobre um erro de arbitragem em um jogo de futebol: "A mídia esconde isso e trata como chororô. Isso aqui é Brasil, é assim mesmo". Ou mesmo criticando algum programa na TV: "Por causa de pessoas assistindo BBB que o Brasil não vai pra frente".
 
Perceberam? Usam problemas sociais do país como bode expiatório para se dizer com razão ao não gostar de algo. Para dizer "eu tenho um bom argumento em não gostar disso". 
 
Não quero obrigar ninguém a gostar de X ou Y, cada um tem seu gosto, é algo completamente particular e cabe a cada um determinar o que é bom ou ruim para si próprio. Agora, o RESPEITO é algo que deveria ser mais do que uma obrigação, deveria ser algo que nem precisasse entrar em questão, pois seria de senso comum. Mas não... Vamos criticar algo que não gostamos só porque tem gente que gosta e faz sucesso. De preferência, se fizer muito sucesso, podemos chamar quem gosta de modinha. E melhor ainda, vamos expor problemas sociais SEM QUALQUER LIGAÇÃO com aquilo como se fossem resultado disso que não gostamos. 
 
Por favor, onde que eu gostar de um Axé faz do Brasil um país com péssima distribuição de renda? Onde eu assistir BBB faz com que o Brasil deixe de ter um programa de saúde de qualidade? Não faz sentido. ENTRETENIMENTO não é a causa dos problemas do país.
 
Podem usar como argumento o fato de que, ao gostarmos de ver um programa na TV, não lutamos por nossos direitos contra políticos incompetentes. Sim, concordo que deveríamos ser mais ativos nessa questão política, porém não é cancelando o BBB que vai fazer o povo ir às ruas protestar. Não é acabando com o Funk que todos vão começar a ler a legislação brasileira e notar que temos direitos. Não é cancelando programas de humor que tem mulheres seminuas que o povo vai reclamar dos altos impostos cobrados. As pessoas que reclamam disso tudo podem até ter boas intenções. Mas, como dizem, de boas intenções o inferno está cheio. De que adianta boas intenções se o que tanto lutam, caso fosse conquistado, não mudaria nada? 
 
Sabe por que nosso país não vai pra frente? Porque os nossos revolucionários gastam energia, tempo e horas de argumentação PELAS CAUSAS ERRADAS. Pelas coisas mais banais que existem. Há um mês atrás parecia que iriam para as ruas protestar porque uma frase ficou muito famosa. Sabe como eles faziam para que ela parasse de ser propagada? Falando nela a todo tempo e criticando quem gostava de falar isso porque tinha achado graça. Gastando horas de debates para dizer como a frase era sem graça e quem gosta é fútil. Só porque não a acharam engraçada. A frase morreu, já não tem mais graça e todo mundo parou de falar. E aí? O país já é de primeiro mundo agora? Já pagamos impostos condizentes com a realidade dos nossos salários? Já temos um sistema de saúde e de educação públicos de qualidade? E se acabarem com o BBB? E se começarem a escutar Beatles, Ramones, Legião e Barão Vermelho? Teremos tudo isso? BURROS! Parem de criticar o que não está errado. Parem de tratar a consequência como causa.
 
Ao invés de terem como temas de discussão se BBB acrescenta algo ou não, falem qual nova lei absurda está para ser aprovada na Câmara, deem dicas de quais deputados e senadores estão fazendo um bom trabalho, peguem como referência o quanto de impostos é cobrado nos países de primeiro mundo, o que precisa-se fazer para termos um melhor PIB e IDH no país. ISSO É CONSTRUTIVO. ISSO É UMA BOA CAUSA A SE LUTAR. ISSO PODE FAZER A DIFERENÇA! Mas aposto que a maioria dos pseudo-cultos e pseudo-revolucionários de plantão não sabem nem 10% disso. Afinal, qual a graça de se pesquisar critérios de avaliação de IDH se eu posso criticar a bunda que está aparecendo naquele programa? Pra que saber da vida política do cara da sua cidade se eu posso ficar indo ver vídeos de Funk no Youtube e fingir que me importo com o país, não é? 
 
Muito melhor é criticar o gosto alheio e pagar de culto. E daí que o cara chegou estressado no trabalho e só quer ver um programa de humor para relaxar? Eu vou é criticar ele e julgá-lo até não poder mais por estar vendo algo que eu não gosto. Assim eu alimento meu ego e me sinto inteligente. E melhor ainda porque tem mané que vai na minha e daí é que eu me sinto inteligente mesmo, com um forte poder de persuasão. PORRA!
 
No final, a culpa do "Brasil não ir pra frente" é justamente desses revoltadinhos que acham que sabem o que é o mundo. Enquanto você criticar a música que é feita para diversão-pegação, o Brasil vai continuar tendo POUQUÍSSIMOS ricos e MILHÕES de pobres devido a péssima distribuição de renda. Enquanto você fala mal de uma frase, o país vai continuar com os preços dos produtos acima da inflação. Enquanto você falar que quem não escuta Rock não tem cultura, vai ter um político na sua cidade desviando seus impostos ou dos seus responsáveis lá no gabinete dele.
 
PARE E RACIOCINE DE VERDADE UMA VEZ NA VIDA. SE FUNK, AXÉ, PAGODE, BBB, PÂNICO OU QUALQUER OUTRA MERDA FÚTIL ACABAR, O BRASIL VAI DEIXAR DE SER O QUE É? OU SIMPLESMENTE VAI TER MAIS 500 COISAS QUE VOCÊ NÃO GOSTA PRA ATRIBUIR A CULPA DO NOSSO PAÍS "NÃO IR PRA FRENTE"? FAÇA ALGO DE ÚTIL. LUTE PELAS CAUSAS CERTAS!!!
Powered by Blogger