INTERATIVIDADE

“Uma pesquisa da Root Learning demonstrou que as pessoas lembram apenas de 10% do que lêem, 50% do que vêem ou ouvem e lembram de até 90% daquilo que interagem”




A interatividade hoje em dia é algo fundamental. Com o surgimento da internet, as pessoas deixaram de apenas ler, ouvir e ver para também criar, participar, interagir. Não me admira que os estudos mostrem esses dados. Afinal, se você apenas lê algo, dentro de um universo de milhões de textos que você lê por dia, o que aquilo terá de tão especial para lhe fazer recordar? Da mesma forma, uma imagem ou um som até chamam mais a atenção, porém, com o tempo, caem no esquecimento também. Porque no mesmo universo existem milhões de outras imagens e sons. Mas já quando se participa, é quase impossível esquecer, pois nós estamos sempre à procura do que terá a melhor qualidade e que melhor se adéque aos nossos gostos e necessidades. Portanto, quando nós ajudamos a criar determinado produto, texto, imagem etc, fica exatamente como queremos (ou o mais próximo disso), de como gostaríamos que fosse, e pelo menos, para nós, fica o melhor produto possível. Isso dá uma sensação de orgulho muito grande de si mesmo, pois você ajudou a construir algo de qualidade. Por isso sempre será lembrado. A pessoa se sente responsável por aquilo e vai querer mostrar aos outros, e provar a si mesmo de que é capaz. A interatividade também permite que se façam novas amizades, que se conheçam pessoas com gostos, sonhos e objetivos parecidos com os seus, o que permite horas de conversa, entretenimento e é extremamente agradável, pois é um trabalho de equipe onde todos se beneficiam e interagem. Eu não vejo mais o mundo sem a interatividade que a internet proporcionou, pois as pessoas já se sentem responsáveis por procurar o melhor conteúdo possível e ajudar, nem que sejam com comentários, de como melhorá-lo cada vez mais.

5 Response to "INTERATIVIDADE"

  1. Sem dúvida a interatividade é a alma do aprendizado. Tudo fica mais interessante e foge um pouco da mesmice da leitura.
    O ensino do século XXI é baseado na interatividade. O professor não é o único que participa no processo educacional, pois ele estimula o aluno a aprender, sendo que os estudantes deixaram de ser apenas sorvedores do conhecimento e passaram a atuar mais neste processo.

    Parabéns, Rafa!
    Bjos

    Você ganhou selos do nosso blog
    passa la
    http://novalexandrianet.blogspot.com
    bjo

    D@nil.B says:

    Por que este blogue não é mais atualizado? Gostaria de ler novos textos dele.

    D@nil.B says:

    O Mídia e Ecologia.com tem a honra de presentear o seu blogue com um belíssimo selo. Acesse O Dardos que Atingiu este Blogue para poder visualiza-lo, e não esqueça de seguir as regras contidas no artigo em que ele está.

    Concordo com vc...e quem não se atualiza não acompanha essa itneratividade essa modernização fica para trás em vários aspectos.

    mas o que me trouxe aqui hj foi outro assunto.
    Meu blog ganhou um selo,O selo é uma espécie de corrente, um reconhecimento dos autores/leitores, e eu indiquei este blog, então entra no meu blog pra entender melhor como funciona..bjs..
    http://comaroca.blogspot.com/2011/05/inesperado-selo.html

Postar um comentário

Powered by Blogger