POR QUE NÃO VIVEMOS EM PAZ COM TODO MUNDO?

Sempre refleti comigo mesmo por que não há paz entre os homens. Não sou um desses pacifistas que falam para você abraçar meio mundo. Mas me questiono por que as sempre tem algum motivo para brigar?
Imagine um mundo onde não há brigas. As pessoas se respeitam, cumprem com suas obrigações, são educadas, amigas e se entendem com todos. Parece perfeito, não? Mas fazendo essa pequena viagem, retorno à pergunta: “Por que as pessoas sempre tem um motivo para brigar?”. Se você for listar os motivos, existem diversos: orgulho, ciúme, falta de educação, impaciência, ganância, competição, etc. Mas, com certeza, o principal motivo é a OPINIÃO. O ser humano sempre se comunicou, e, sendo assim, sempre expôs sua opinião. O problema é um sentimento chamado ORGULHO. Ele não permite que a pessoa admita estar errada, e, sendo assim, vai defender até o final sua opinião. Primeiro usando argumentos, mas ao passo que seus argumentos parecem não convencer o outro, se exalta, começa a gritar e xingar, como se impor dessa maneira fosse convencer a pessoa, e, por último, partindo para a agressão física. Parece que as pessoas sentem necessidade de ouvir um “tem razão” da outra.
O que precisamos aprender é a expor nossa opinião, argumentar, mas saber respeitar o outro. É uma tarefa complicada, mas se coloque no lugar da pessoa, pense como você reagiria se alguém lhe tratasse como você trata os outros em uma discussão. E se a outra pessoa não fizer o mesmo e agir com ignorância, não se rebaixe ao nível dela, pelo contrário, use sua educação mais ainda, pois as ofensas dessa pessoa são uma confissão de que já não tem argumentos e sua opinião faz sentido.
Lógico que esse texto não vai mudar o mundo e fazê-lo como citei no início, mas espero que quem lê-lo, reflita sobre isso e tente fazer sua parte, para viver em harmonia com as demais pessoas.

2 Response to "POR QUE NÃO VIVEMOS EM PAZ COM TODO MUNDO?"

  1. Quando li o seu texto pensei na palavra TOLERÂNCIA. Falta tolerância no mundo e, com ela, tudo seria muito mais fácil, pois as guerras e conflitos não existiriam.

    Parabens pelo seu texto!!!

    Me fez lembrar de um livro que se chama "O sábio não tem idéia". O autor, François Julien, é um filósofo francês que estuda a cultura e filosofia chinesa.

    O argumento central é de que alguém que seja sábio, não terá uma ideia fixa. Ou seja, como voce disse, não precisará defendê-la até a morte, ou criando guerras...

    Já avançamos muito eu acredito, com a criação da ciência (eu posso questionar uma descoberta científica livremente) e com a ideia de liberdade e democracia. Agora com a internet...temos liberdade de escrever e pensar e trocar ideias...

    Orgulho, vaidade, cobiça...etc,etc surge do egoísmo, que na minha opinião é o maior dos males.

    Parabens pelo Blog!!! Continue em frente!!!

    Atenciosamente,

    http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

Postar um comentário

Powered by Blogger