BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR

Quantas vezes você já deve ter ouvido essa frase? Todo mundo deve ter escutado essa frase pelo menos uma vez na vida, e não duvido nada, todo mundo já deve ter falado isso pelo menos uma vez na vida.


Agora refletindo, será verdade mesmo essa história de “brasileiro não sabe votar”?
Claro que todos nós sabemos que a política é um dos assuntos mais discutidos no Brasil e em 99% dos casos para reclamações, dizendo que quem está lá não presta. Mas aí que chega o problema: Muitas das vezes em discussões assim, colocamos a culpa disso em nós brasileiros pela incompetência deles, os eleitos. Está mais do que certo, pois quem elege os incompetentes somos nós, então essas reclamações são para alertar o povo a “votar certo”.
Esse ideal eu até concordo, pois acho que devemos, antes de votar, pesquisar a vida política do candidato, saber quais são suas propostas, se elas são viáveis de se realizar, entre outras coisas.
Mas o que não concordo com essa frase é quando ela é dita em um contexto de que “nada está certo no Brasil porque nós votamos errado, agora sofreremos as consequências”.


Porque nas eleições sempre há no mínimo 3 candidatos, tendo 2 preferidos nas pesquisas populares, isso cada um com seus méritos: seja passado político, simpatia com o povo, ou um marketing de melhor qualidade. O que conseguir unir melhor esses três com certeza será o favorito a vencer.
Uma vez eleito, assume um cargo de responsabilidade e traz junto à esperança do povo por mudanças, melhorias. E ele foi o melhor candidato dos que estavam ali, isso claro na concepção de quem votou nele, afinal, ninguém é burro o bastante para votar em quem não considera que seja a melhor opção.
Se o eleito fará um bom trabalho ou não, isso só o futuro diz. Agora sinceramente, se ele errar em algo, como alguém pode dizer “brasileiro não sabe votar”? Quem me garante que o outro candidato que não foi eleito estaria fazendo um trabalho melhor? Quem me garante que ele não seria mais corrupto do que o que está aí? Quem me garante que os projetos que ele tinha seriam viáveis, uma vez ele sendo eleito? Sinceramente, essa história de “se” não cai bem na política. Uma vez o candidato eleito PELA POPULAÇÃO, é tarde demais para se reclamar do outro não ter sido votado. Quem reclama que seu candidato não foi eleito, deveria é ter convencido o máximo de pessoas a votar nele também, mas claro sempre usando argumentos. Porém, ele não sendo eleito, terá que aceitar, pois como somos um país democrático vale a decisão da maioria.


Antes que pense que sou um acomodado, não estou dizendo que depois de eleito, se o candidato estiver fazendo um mau governo, que devemos cruzar os braços e esperar o fim de seu mandato. Devemos é reclamar dos seus defeitos, mas não da boca pra fora, e sim agir, fazer cartas de reclamações, protestos, tentar agendar uma reunião, chamar a imprensa, fazer verdadeira pressão, pra que ele respeite nossos direitos e que cumpra o que prometeu.


DEVEMOS SABER EM QUEM VOTAR, DEVEMOS VER A MELHOR OPÇÃO ENTRE TODAS QUE TIVERMOS DISPONÍVEIS, MAS NÃO SOMOS VIDENTES PRA SABER SE, UMA VEZ ELEITO, O CANDIDATO FARÁ TUDO CERTO. DEVEMOS FAZER NOSSA PARTE E TORCER PRA ELES FAÇAM A DELES. E SE NÃO FIZEREM, LUTAREMOS POR NOSSOS DIREITOS ATÉ QUE ELES FAÇAM.

6 Response to "BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR"

  1. Unknown says:

    Otimo texto Lhow *-* Concordo que devemos reivindicar , lutar pelos nossos direitos pois se nao lutarmos, ninguem lutará por nós e acredito que nossos candidatos podem e devem fazer a parte deles mas isso depende de todo um consenso dos líderes nao somente daquele candidato . mas como você mesmo disse que façamos nossa parte em votar e torcer para que dê certo , mas eu particularmente ao mesmo tempo que desejo tirar o meu título de eleitor fico desmotivada com tantos casos de corrpução , falsas promessas e etc mas nao desisto de lutar,sou a favor da justiça eleitoral o quanto eu puder reivindicar , reivindicarei pois desejo um pais melhor à todos õ/

    Brasileiro sabe votar em termos porque ima imensa maioria ainda pensa em si próprio e não na comunidade. Muitos brasileiros vendem seu voto a troco de banana. Eles não têm a consciência de que o candidato que compra o voto não será um bom governante, pois estes maus eleitores não se importam com o futuro de sua cidade, estado ou país.
    Temos que lembrar também que o Brasil possui uma democracia jovem demais (25 anos) e ainda temos muito o que aprender sobre eleição.
    Concordo com vc! Não temos muitas opções pra votar. Temos que fazer valer os nossos direitos se o eleito não fizer um bom governo. O problema é que a justiça eleitoral é tão morosa quanto a criminal e isso desanima qualquer cidadão.

    Concordo com você, brasileiro não vê propaganda eleitoral, não se interessa por política e se deixa influenciar pela promessa de uma tv nova e etc. Não temos opções pra votar.

    o problema é que não tem em quem votar, você acaba tendo que se decidir entre 2 ou 3 maus governantes...
    infelizmente esse é o verdadeiro problema..
    e outra coisa é a falta de cultura do povo brasiliero..
    ja presenciei o fato de uma pessoa dizer que nao ia votar em um candidato por que ele nao tinha camisa para dar!
    coisa de gente pobre e sem cultura!

    Anônimo says:

    muito legal bjs,bjs,bjs thau

    Anônimo says:

    fhusggbjkxsgyufrgujhh

Postar um comentário

Powered by Blogger