ERA DUNGA

Hoje, com a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, Dunga declarou que não é mais técnico da seleção brasileira. Em sua passagem, ao todo foram 60 jogos, 42 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. Conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e terminou em primeiro lugar as eliminatórias da Copa do Mundo.


Ele assumiu o comando da seleção logo após o fracasso do Brasil na Copa de 2006, sucedendo o antigo treinador, Carlos Alberto Parreira. A escolha por Dunga, segundo Ricardo Teixeira, presidente da CBF, era que o jeito energético do gaúcho era o que precisávamos para recuperar o comprometimento dos jogadores. Eles foram muito criticados após a derrota para a França, pois em sua preparação iam a festas, davam as entrevistas que quisessem etc. Parreira também foi bastante criticado, pois não demonstrava pulso para comandar a seleção.
Então Dunga chegou. Repleto de críticas, pois nunca havia sido treinador de nenhum clube antes disso. Era um estreante nessa área. E LOGO TREINANDO A SELEÇÃO MAIS VITORIOSA DO MUNDO.













Foram diversos testes, jogadores que atuavam no Brasil ganharam mais chances, jogadores pouco conhecidos (como Afonso, Hulk, Amauri) foram convocados ou pelo menos foram pretendidos.


















Até 2008 foram esses testes, alguns jogos realmente de se dar sono, até Dunga ter uma base em que pudesse confiar. Mesmo assim, a seleção não tinha grandes atuações, e, muitas vezes, a torcida pedia a demissão de Dunga. A CBF o manteve, confiou em seu trabalho. E, mesmo com a seleção não sendo brilhante como a de 70, 82 etc, o Brasil começou a ter um padrão de jogo melhor e os resultados começaram a vir. Ninguém acreditava no título da Copa América por causa das atuações fracas e pelo adversário ser a Argentina, que estava jogando um excelente futebol. Resultado: Brasil 3 x 0. Acabamos com a marra argentina. Na Copa das Confederações éramos os favoritos, junto à Espanha. Ela entrou de salto alto nas semifinais e foi eliminada pelos EUA. Nós vencemos heroicamente, as semifinais, mas principalmente a final, depois de estar perdendo de 2 a 0 e conseguirmos a virada. Nas eliminatórias, o Paraguai era quem estava melhor jogando e liderando a maior parte do tempo, mas no final, nós terminamos em primeiro lugar, como de costume.

CHEGOU O DIA DE ANUNCIAR A CONVOCAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO. Muita ansiedade. Pedia-se muito pela convocação de Ronaldinho, Ganso, Neymar etc.
A convocação foi a seguinte:
- Julio Cesar
- Gomes
- Doni
- Maicon
- Daniel Alves
- Lúcio
- Juan
- Thiago Silva
- Luisão
- Michel Bastos
- Gilberto
- Gilberto Silva
- Felipe Melo
- Josué
- Kleberson
- Ramires
- Elano
- Kaká
- Julio Baptista
- Robinho
- Luis Fabiano
- Nilmar
- Grafite

HOUVE MUITAS CRÍTICAS AO DUNGA. “Como ele não pôde convocar o Ronaldinho? O Grafite no lugar do Adriano? Kleberson? Josué? Não passaremos nem da primeira fase com esse time!”
Mas esqueceram que esse time era já o da base que ele vinha convocando e uma base de sucesso. E ele não convocou jogadores pouco comprometidos como o Adriano que vivia em escândalos no Flamengo, ou o Ronaldinho que era visto em festas, mesmo após boas atuações pelo Milan. O principal critério do Dunga foi o comprometimento com a seleção e a vontade de voltar ao Brasil campeão.
Eu, particularmente, considerei a escalação dele excelente, com um problema. O meio de campo brasileiro estava carente de criatividade. A zaga era perfeita, talvez a melhor da história do Brasil e o ataque era eficiente. Mas o problema é que o meio de campo estava com muitos volantes e, sinceramente, o Kaká é craque, titular em qualquer time do mundo, mas ele não pode ser a referência do Brasil, assim como Messi é pra Argentina, Robben é pra Holanda, Xavi é pra Espanha. FALTOU, NA MINHA OPINIÃO, O GANSO. Ele dividiria a responsabilidade da criação com o Kaká. Está certo que ele nunca foi convocado, mas é um cara de maturidade. Ao longo da Copa ele iria pegando a experiência necessária.
Eu não convocaria o Ronaldinho, pois ele nunca conseguiu, de fato, brilhar com a camisa da seleção. E Ronaldinho é o cara de criação, mas ele não pode ser o responsável pela armação das jogadas. Quando ele fica responsável por isso, acaba sumindo, não joga tudo que sabe. Se ele não tiver essa responsabilidade, ele consegue ser diferenciado. Mas na seleção, isso não acontece. Por isso, acho que ele não iria fazer muito pelo Brasil.

SINCERAMENTE, NÃO DA PRA ACEITAR FELIPE MELO COMO TITULAR. Tudo bem que ele tem um bom passe e bastante raça, mas o cara é MUITO irresponsável, ele se deixa dominar pela raiva, pelo jeito bruto de jogar. O único jogo em que a seleção agradou mesmo foi nas oitavas de final, contra o Chile, pois lá estava o Ramires, ajudando a armar as jogadas e a dominar o jogo. E, na minha opinião, Daniel Alves contribui muito mais no meio de campo do que o Elano (sim, ele fez dois gols, mas os gols que ele fez eram obrigatórios, visto onde recebeu a bola).
Talvez com o Ramires jogando hoje (ele estava suspenso) o Brasil poderia ter vencido. Pois quem nos deu um gol, mas nos fez tomar outro e acabou com as chances de recuperação foi o Felipe Melo, com seu gol contra e sua expulsão.

FOMOS ELIMINADOS NAS QUARTAS DE FINAIS (exatamente como em 2006), MAS SINTO MUITO MAIS ORGULHO DESTA SELEÇÃO DO QUE A DE 2006, PRINCIPALMENTE POR CONTA DO COMPROMETIMENTO QUE VOCÊ VIA NOS JOGADORES.
E isso veio do Dunga. Ele brigou com a imprensa, fez tudo do jeito dele, mas tudo porque ele queria, mais do que qualquer um, trazer esse título para cá. Ele corrigiu todos os erros que tivemos em 2006, mas cometeu novos. Ele teve sim a sua parcela de culpa, mas acaba essa era com uma boa imagem, pelo menos para mim.















DUNGA TEM FUTURO COMO TÉCNICO. ELE APRENDEU MUITO NESSES 4 ANOS DE SELEÇÃO, E, POR MIM, CONTINUARIA NO COMANDO, POIS ESSA COPA LHE SERVIU COMO LIÇÃO. ELE IRÁ CONSERTAR ALGUNS ERROS, COMO SUA TEIMOSIA.

A seleção de Dunga pode não ter sido brilhante, mas foi eficiente. Fomos eliminados por uma fatalidade, mas Dunga ainda aprenderá muito com o tempo e acredito que ele tenha tudo para ser um grande treinador dentro de alguns anos.

BOA SORTE DUNGA. E OBRIGADO POR TODO O ESFORÇO.

14 Response to "ERA DUNGA"

  1. fernanda says:

    parabenizo o DUNGA por seu excelente comando ..
    sem ele a SELEÇÃO não teria chegado ate onde chegou .. e por mim ele nao sairia , nao ..
    e vez uma otima escolha ;D

    Acho que Dunga teve uma ótima passagem pela seleção, mesmo sendo novato como técnico.
    Seu maior e fatal erro foi a convocação, onde deixou fora muitos jogadores que desiquilibram.
    Não adianta achar culpados, a Holanda venceu porque mereceu.

    http://analisefc.blogspot.com/

    É, Rafael, vejo todo mundo criticando o Dunga. Primeiro pela convocação, depois por não dar entrevistas exclusivas, pelo estado e humor, etc.
    Também acho o Dunga um vitorioso pela ótima história na seleção. Cá entre nós, quem não comete erros?
    Não quero que ele deixe o cargo, pois, como vc mencionou, é hora de corrigir, aprender e trazer o hexa na Copa de 2014 aqui no Brasil.
    Parabén, Rafael e parabéns, Dunga!

    Laiane says:

    Culpa do Mick Jagger!!!!! Aquele pé-frio!!! Torceu pelos EUA, a seleção perdeu. Pela Inglaterra, tomou uma goleada. E quem convidou aquela miséria pra ver o jogo do Brasil? e pra torcer pelo Brasil, então...

    cara
    Parabéns mesmo pelo que escrveu sobre patriotismo e sobre o Dunga

    pessoas assim são poucas

    mt bom cara

    Unknown says:

    Parabéns pelo texto, eu concordo plenamente.
    Dunga é um vitorioso. E eu torci muito pro Brasil ser capeão pra calar a boca de todos que falaram do dele. Não fomos campeões, mais Dunga foi um guerreiro! E a história que ele tem no Brasil como técnico e principalmente como jogador e capital da seleção brasileira ninguém pode apagar.

    beeijoos
    http://yankavaz.blogspot.com/

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Não gosto e nem gostava do Dunga!
    Um cara cabeça dura, eu fiquei triste pelo Brasil ter perdido, mais de outro lado fiquei feliz por aquele cara ter se ferrado!

    Anônimo says:

    Essa era já era!

    Acho que teimosia demais é burrice, nunca concordei com o Dunga pra mim ele é um arrogante.
    ;*

    Unknown says:

    Ele estava confiante demais e a sua teimosia só terminou por piorar a situação...
    E ainda o Mick Jagger vai assistir o jogo... heheheheh
    Não tínhamos chance!
    ;D

    Fernando says:

    É Hora Dizer Tchau Dunga :P

    Eh complicado porque o Dunga fez muitas coisas boas na seleção, creio que seu maior erro foi a convocação de jogadores errados pra Copa.

    Vou confessar uma coisa, eu li o post inteiro, sem ao menos entender ou sequer gostar de futebol, e adorei.. Seus posts são muito bons, eu adorei mesmo..
    Sobre o Dunga, bem, ele fez mesmos muitas coisas boas a seleção, mais teve muitos erros, como a convocação, enfim.

    adorei mesmo, vou te seguir (:

Postar um comentário

Powered by Blogger