ERA MANO MENEZES

No dia 2 de julho escrevi sobre a Era Dunga (confira aqui). Nela, expliquei sobre o trabalho que Dunga fez durante seus 4 anos de seleção, incluindo seus títulos, erros e acertos. Disse que concordava em grande parte de sua convocação para a Copa do Mundo (com exceção do excesso de volantes e a falta de um homem de criação – que no meu caso não seria o Ronaldinho Gaúcho, mas sim o Ganso). Também disse que gostei do comando de Dunga no geral, e que, por mim, ele poderia continuar como técnico, já que ele mostrou que tem competência e iria aprender com seus erros.




















Mas, o tempo passou, e Dunga foi demitido após a eliminação do Brasil para a Holanda. Muito se foi especulado de quem seria o novo técnico da seleção brasileira. Haviam 5 nomes preferidos pela CBF (ou pelo menos que a imprensa dizia serem): Felipão, Muricy Ramalho, Mano Menezes, Ricardo Gomes e Leonardo.

O preferido declarado era o de Luis Felipe Scolari, pela sua carreira vitoriosa, principalmente pelo título com a própria seleção em 2002, além das boas campanhas com a seleção portuguesa. Mas, Felipão estava fechando acordo com o Palmeiras e preferiu continuar por lá, dizendo que só pensaria na seleção a partir de 2012.




















Então, havia a disputa de quem seria o preferido pela CBF entre Muricy Ramalho e Mano Menezes. A imprensa dizia como praticamente certa a chamada por Mano Menezes dizendo que ele era o favorito a assumir o cargo. Muito se especulava, muito se falava, muito se discutia, mas só saberíamos mesmo no dia 23.

Ricardo Teixeira fez o convite a Muricy Ramalho, que tinha contrato com o Fluminense até o final de 2012. Já era dado como certo que Muricy seria o treinador da seleção, o que causou temor tanto para torcida, quanto para a diretoria do Fluminense, QUE NÃO LIBEROU O TREINADOR. Portanto, se Muricy aceitasse a proposta, a CBF teria que pagar a multa rescisória. Muricy achou melhor cumprir seu contrato com o Fluminense e recusou a proposta. Então, a CBF, após “pagar um mico” enorme, chama Mano Menezes, que aceitou o convite.





















Mano começou a ser conhecido nacionalmente quando assumiu o Grêmio em 2005, quando levou o time novamente a Série A, em um dos episódios de maior orgulho tricolor, que foi “A Batalha dos Aflitos”. Além do título da Série B, Mano conquistou 2 campeonatos gaúchos, conseguiu um terceiro lugar no Brasileirão de 2006 e um vice campeonato na Libertadores de 2007. Em 2008, assumiu novamente um grande clube na Segunda Divisão, o Corinthians. Em seu primeiro ano no Corinthians, levou o time ao vice-campeonato da Copa do Brasil e ao título da Série B, sem maiores dificuldades. Já em 2009, permaneceu no Corinthians e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, além de uma colocação tranquila no Campeonato Brasileiro. Em 2010, o time foi mal no Campeonato Paulista e após fazer a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, foi eliminado nas oitavas de final pelo Flamengo. Porém, pelo Brasileirão o time está indo muito bem, como líder do campeonato por quase todas as rodadas.















Agora, ele terá seu maior desafio: construir um grupo sólido, unido, guerreiro e habilidoso para a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. Ricardo Teixeira já deu declarações de que a palavra nesta seleção brasileira é RENOVAÇÃO.
Agora, por que será que ele quer isso? Porque não houve essa renovação nesta Copa de 2010. A imprensa pressionava Dunga para convocar Neymar e Ganso. Mas, porque eram jovens e porque a filosofia de Dunga era a de comprometimento e dedicação, ele não levou nenhum dos dois. Com a eliminação, percebeu-se que apenas isso não era suficiente, pois também se precisava de habilidade.






















Mas se lembrarem bem, na Copa de 2006, o que mais se teve foi craques. Na era Parreira tínhamos o famoso “quarteto mágico” composto por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano. Ainda tínhamos Robinho e Juninho Pernambucano na reserva. Porém, o grupo não era nem um pouco comprometido, iam a festas, e faziam uma verdadeira bagunça na concentração.

















Então, quando Parreira foi demitido e Dunga assumiu, a palavra de ordem era COMPROMETIMENTO. E Dunga trouxe isso.
















Sinceramente, grande parte dos problemas da seleção está no Ricardo Teixeira querendo se meter nos assuntos que deve caber apenas ao treinador. Se Mano Menezes levar ao pé da letra a palavra RENOVAÇÃO de Ricardo Teixeira, ele apenas vai levar jogadores jovens, inexperientes, e que não dariam conta da pressão que é jogar na Seleção Brasileira.

O que Ricardo Teixeira precisa aprender é que em um grupo vencedor não se pode ter APENAS UMA CARACTERÍSTICA. Claro que existe aquela que mais se destaca, mas não adianta ter craques sem comprometimento ou jogadores comprometidos sem ter habilidade. Não basta ter apenas jogadores experientes, mas que não aguentam um jogo inteiro, mas também não um grupo inexperiente que não convive com tanta pressão. É NECESSÁRIO MESCLAR TODAS ESSAS CARACTERÍSTICAS PARA SE TER UM GRUPO VENCEDOR.

Mano soube fazer isso perfeitamente no Grêmio e no Corinthians e acho que foi uma excelente escolha, mas ele terá de ter personalidade para mostrar que quem manda na escolha do time É ELE E NÃO O RICARDO TEIXEIRA. Temos uma geração nova com nível técnico excelente. Temos jogadores como Thiago Silva, Marcelo, Hernanes, Phillipe Coutinho, Wellington Silva, Neymar, Ganso, André, entre outros. Mas também temos excelentes jogadores que podem ainda serem usados na próxima Copa, como Júlio Cesar, Maicon, Daniel Alves, Kaká etc. O importante será mesclar experiência e juventude, habilidade e comprometimento.










































E O FUNDAMENTAL: FAZER COM QUE A SELEÇÃO VOLTE A JOGAR O FUTEBOL ARTE DO QUAL SOMOS RECONHECIDOS NO MUNDO INTEIRO
. Chega desse estilo europeu de jogar. Vamos jogar o estilo sul americano, mais solto, mais alegre e assim VAMOS CONQUISTAR O HEXA AQUI MESMO EM CASA. É OBRIGAÇÃO O BRASIL CONQUISTAR ESSA COPA. TEMOS TUDO PARA CONSEGUIR. BASTA NÃO ATRAPALHARMOS A NÓS MESMOS


.

66 Response to "ERA MANO MENEZES"

  1. greg says:

    Cara , vamos ver se dá certo o Mano, parece que vai montar uma seleção do povo, espero!! mas Brasil é Brasil em qualquer situação, o jeito é torcer. Abraço
    http://naosentindo.blogspot.com/

    mano menezes foi a melhor escolha pra ser técnico da seleção, apesar de eu ser são-paulina admiro muito o trabalho dele.

    Unknown says:

    Boa sorte ao Mano e que ele não cometa as besteiras do Dunga.. (y)

    Obrigada por comentar lá no blog :D
    Comentando sobre o post, eu fiquei muito, muito, muito feliz mesmo de o Mano ter sido escolhido.

    Beijos, das meninas
    http://revistatudoteen.blogspot.com/

    Não gosto do mano e nem confio nele pra ser tecnico da seleção, acho que só vai convocar jogadores de SP e a mior parte do corinthians

    Thiago says:

    nao gosto do mano, mas espero qe seja um bom tecnico ! visita? http://zeruellas.blogspot.com/

    Apesar de não ser corinthiano eu gostei do mano menezes como técnico, espero que dê certo.

    Pontes says:

    O problema da seleção na Copa foi o período que ataravessamos e que muita gente não percebeu, a "entre-safra" de talentos. Na Copa de 90 conteceu o mesmo e foi aquela coisa horrorosa.

    Em 2014 teremos opções excelentes para praticamente todas as posições; Victor, Rafael, Réver, Thiago Silva, Marcelo, Sandro, Airton, Hernanes, Ganso, Coutinho, Neymar, Pato (caso finalmente seja o jogador que se espera)... O Mano tem tudo pra fazer um ótimo trabalho e, se fizer bem, tem tudo pra montar um timaço.

    Evidente que a copa é negócio. Tem muita grana envolvida... Mas falando exclusivamente do esporte, foi burrice do dunga, do time. Não houve futebol brasileiro, com raça, drible. Não houve o futebol arte! Eu como Santista posso falar isso, afinal os jogadores do Santos demonstram verdadeiro futebol arte. A seleção precisa disso. Não é atoa que o brasileiro quer ver o ganso e o neymar lá! Espero que o Mano saiba ver isso. ;D

    sou leiga sobre futebol, mas agora eh esperar que ele faça o q Dunga nao fez. Ateh pq perder em casa, seria feio demais!

    Fabiano says:

    concordo plenamente com tudo que escreveu. só espero que o Mano não mude a sua linha de trabalho só pq está no comando da seleção.

    daqui a pouco saberemos a primeira escalação da seleção alá mano menezes

    Jão says:

    Com certeza é uma maneira de renovação. Mas o estilo será o mesmo.
    E é mais um técnico sem educação e que a imprensa só baba ovo por treinar um time paulista.

    Minha humilde opinião.

    Raah says:

    eu queria o felipão na seleção ^^

    o muriçoca tava bom

    o mano menezes tb. ele é simpátco e parece o tiago leifert (fofo *_*)

    Unknown says:

    Eu nem sabia quem era ele quando me contaram...
    Para você ter uma idéia de quanto eu entendo de futebol.. heheheh
    Mas melhor que o Dunga vai ser!
    heheheh
    Sem falar da pressão sob a seleção para 2014!
    ;D

    Não sou muito chegado a futebol, mas li o texto e achei bem escrito. A opinião é bem fundamentada. E mesmo não sendo muito ligado no assunto, posso dizer que concordo com alguns aspectos.

    Abraço,
    Ramiro Catelan
    http://abstraindoarealidade.wordpress.com/

    Olá
    nao curto mto futebol hehe
    mais ta legal o blog
    sera q agora o brasil ganha com mano menezes?
    hehe
    bjo
    Leticia

    Mais do que nunca, os brasileiros são Manos do Mano =)

    Sim, eu também queria mais o Felipão pra técnico... mas com o Mano Menezes estamos muito bem servidos também.
    É um ótimo treinador, sabe lidar muito bem com problemas internos e externos, e acredito que não vai se abalar com toda a pressão pra conquistar a Copa em 2014.

    Opções pra convocar ele tem de sobra (Neymar, Ganso, Elias, Pato, Bruno César & cia), espero que aproveite bem essa chance!

    Ótimo texto esse, cara, abraços :D

    Anônimo says:

    belo texto
    seguinte,o dunga é BURRO,fizeeram mto bem em levar o mano
    novo felipão
    escreve ai..

    Anônimo says:

    Sorte ao mano! (mesmo preferindo o felipão).

    Eu prefiro o Felipão, mas acho que o Mano fará um bom trabalho. Tomara que todos os envolvidos com o futebol da seleção brasileira tenham aprendido com os erros do passado, principalmente o Ricardo Teixeira.
    Bjos

    Artur says:

    mano ira fazer um excelente trabalho...disso eu não duvido..(se o texeira não enxer o saco)

    Unknown says:

    o que passou passou...agora é tudo novo...vamos ver o que o mano pode fazer...vamos brasil...

    oii rafael.
    coloquei seu banner no meu blog =]
    http://novalexandrianet.blogspot.com/
    bjos

    Mr.Almost says:

    Eu preferia o Muricy.
    Mas espero q o mano congiga fazer um trabalho bom

    Não sei por que, mais resolvi comentar de novo nesse post. Eu acho seu blog lindo e sempre que posso passo por aqui por que além de tudo isso, você ESCREVE muuito bem! Eu acho agora, mais ainda, que o Mano vai ser um ótimo técnico. Por que ele gosta de inovar sabe? A lista da convocação para o amistoso? Se você o Dunga, ahh o Dunga, não colocaria nem metade daqueles que estão lá. Acho que com o Mano vai ficar tudo bem lá na seleção. Agora resta torcer que o Adilson faça no Corinthians, um trabalho excelente assim como o Mano!

    Parabéns e Sucesso no blog!
    Beijos, das meninas TT que entendem tudo de futebol, haha

    http://revistatudoteen.blogspot.com

    Vamos ver como o Brasil se sai na mão do mano, ne?
    boa sorte pra ele!
    visita? www.g-incomum.blogspot.com
    Parabéns pelo blog... seguindo!

    creio que a cada nova mudança criamos expectativas e são elas que acabam desencadeando nossas futuras frustrações. vamos ver o que acontece o/

    http://bonecozumbie.blogspot.com

    Sinceramente não me importo muito, com quem deixou ou vai ser técnico da seleção. Não gosto de futebol e isso é um fato ^^

    Mas cara, adorei teu blog e tu escreve muito bem. Sucesso na sua futura carreira de jornalista. =)
    bjos ;*

    Anônimo says:

    Torcer até o os ossos.

    Anônimo says:

    Hahahah coitado do Felipe Melo... os caras insistem em pesar na dele

    OozZeias says:

    Acho que ele vai ser um bom tecnico...

    http://blog.supersapo.net/

    Ele com certeza será um bom técnico, assim como foi no timão.. (:

    Anônimo says:

    Agora piadas à parte... não fui contra o Dunga nessa última Copa... o time que foi para a África do Sul tinha plenas condições de ganhar o campeonato...

    Entretanto... o povo brasileiro não é um povo pragmático... não queremos apenas a taça... queremos torcer... somos dramáticos... gostaríamos de ver um time que joga com vontade e com paixão assim como aquele time das copas de 98 ou de 2002... com os grandes craques em sua juventude... não queremos a certeza de um bando de veteranos... preferimos arriscar nas apostas do futuro que são os garotos do Santos... a mulecada em que depositamos todo o carinho e confiança...

    Unknown says:

    não tenho opinião sobre a seleção brasileira...q de certo e viveremos felizes ...abraço

    Unknown says:

    sim gostei dele como tecnico XD

    Sim, temos uma geração promissora, mas alguns como os ditos "mininos da vila", estão nas nuvens do deslumbramento q o mundo do futebol pode proporcionar, Neymar nem jogou na seleção e já vai de helicoptero com 6 seguranças,pra inaugurar uma quadra esportiva, e hoje a nike já divulgou um vídeo com ele com a camisa da seleção.
    Além do mais a globo já voltou a dar as cartas, em 3 dias, Mano já deu 2 exclusivas p Globo, ética Zero.
    Sei não mas 2014 começa com cheiro de 2006...

    sdfghj says:

    eu odeio ele como técnico

    Isto says:

    Com certeza, LFS seria o melhor pra empreitada. Saber aprender com erros, coisa que outrora Dunga não mostrara.

    Blog do Terra says:

    torci bastante o nariz para o mano na seleção, mas depois pensei bem e acho q ele é um bom tecnico e selecionou bem os jogadores, vamo ver no q da

    Anônimo says:

    Não curto futebol, mas a escolha virou bagunça geral!

    Espero em suma que ele não repita o mesmo erro do Dunga. Em 2014 não é aceito nenhum tipo de besteira. Perder a copa em CASA vai ser feio pra caramba, além do que, brasileiros não costumam aceitar "pacificamente" a derrota, será que vai ter infra-estrutura pra uma eventual perda?

    Gabriela says:

    rapaz,
    eu só quero que o Brasil seja hexa hehehe

    Anônimo says:

    Espero que a seleção brsileira exploda!

    Lu says:

    Ainda fico meio triste quando leio sobre a seleção brasileira, não sei se tenho mais esperanças independentemente de técnicos

    goostei muito , mais acho que o mano , é um pouco mandão , e acho que isso irá atrapalhar um pouco , mais ...MUITA FÉ.

    O blog ta maneiro! Parabéns...
    E que venha o hexa dessa vez! aHUaUAHUa

    abraço

    Eu gostei muito da escalação!

    mais é aquela coisa errar é o MANO heheheh


    parbéns manolo ta crescendo ein?

    visite: http://adolescente-antenado.blogspot.com/

    Mudar de técnico não adianta. O país do futebol já não é mais o país do futebol. Copa já não é mais copa, cara.

    Thamires says:

    Eu sou corintiana, fanática... Potanto, conheço muito bem o Mano, e tenho certeza que ele é extremamente competente. Todo o apoio do mundo, pelo menos da minha parte ele terá.

    Pra mim o Dunga não foi bom tecnico!!
    Agora com o Mano a historia vai ser diferente (ou espero rsrsrsr) Mano é um cara muito inteligente!!
    E seu texto são muito bom cara parabens!!!

    De uma olhada no meu =)
    http://ericritico.blogspot.com/

    Parabens pelo blog!!!

    Pois é...Acredito que ou Mano...ou Felipao...Ou Muricy...Com certeza vao fazer um melhor trabalho do que o Dunga fez...Fico feliz pela escolha do Mano (apesar de ser palmerense e estar muito feliz do Felipao nao ter nos abandonado...rsrsrsrs)...

    Passando para retribuir!

    PGFysio
    http://pgfysio.blogspot.com/

    Vie says:

    Eu gostei do Mano ser treinador da seleção.

    www.vieinwonderland.blogspot.com

    tem tudo pra dar certo. o mano trabalha bem, conhece futebol e vai dar uma renovada na nossa seleção.

    abraço

    eu considero que a escolha pode ter sido acertiva, mas veremos mesmo só depois dos resultados, como se vê creio o o Mano que mostrar que veio pra fazer algo de bom ganhado a olimpíada se ele conseguir isso ninguém nos segura

    AAe Mano Menezes!

    Anônimo says:

    Futebol é distração pra mané.

    Dunga é figura... Deu no que deu!

    http://identidade-cultural.blogspot.com

    Matheus says:

    o muricy disse a record que ficou mto chateado por naum ir para a seleção.ele podia botar só o s reservas no flu.

    FUTVASCO says:

    Mano é um tecnico promissor,com uma filosofia de trabalho muita boa...

    De uma olhada no meu blog de esportes,criei ontem ainda não ta profissa,mas vo melhorar muito ele ainda no futuro...

    http://totalsports100.blogspot.com/

    Mano ja começou mal =/

    Fikei mega feliz por ter sido Mano menezes, merceu ele1 *O* apesar de eu gostar de Dunga!

    Brunosh says:

    ééééé´>.<

    vamo quebrar tudo nessa p....

    Espero que o Mano de muita sorte na seleção, torço muito por ele.

    Confio e acredito no trabalho de Mano. Começou bem.

    http://analisefc.blogspot.com/

    Mano é muito bom ..fico feliz pelo Mano ter ido pra seleção...e ter deixado o Felipão no palmeiras o/

Postar um comentário

Powered by Blogger