NOVO ESTATUTO DO TORCEDOR

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira o projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor. Com ele, o torcedor que cometer atos de vandalismo e violência em até 5 km dos estádios, invadir o campo ou promover confusão pode pagar multa, ser proibido de assistir aos jogos e até ser preso.
A proposta estabelece também o cadastramento dos associados ou membros das torcidas organizadas. Caso algum desses membros cometa alguma infração, serão as entidades que responderão pelos danos. Além disso, a torcida organizada que promover tumulto será impedida de comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos...


... A norma também pune os cambistas, que vendem ilegalmente ingressos, e que estarão sujeitos a prisão de um a seis anos, além de multa. Já os juízes que tentarem manipular resultados de partidas poderão ter penas que variam de dois a seis anos de reclusão.”

Fonte: http://esporte.uol.com.br/



“As torcidas organizadas de São Paulo estão dispostas a entrar na Justiça para alterar o novo Estatuto do Torcedor, sancionado na última semana. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, representantes de Mancha Verde, TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras), Gaviões da Fiel, Torcida Tricolor Independente e Dragões da Real querem a revisão de normas sancionadas na última semana - em especial, da que responsabiliza as organizadas por atos cometidos por torcedores afiliados a elas.”

Fonte: http://esportes.terra.com.br/



O Novo Estatuto do torcedor ficou mais rígido com relação às torcidas organizadas e aos cambistas. Com a punição a atos de vandalismo percebe-se que houve um avanço neste assunto. Renovações nas leis, como em casos assim, é que me fazem continuar acreditando no Brasil. Todos nós criticamos a violência no futebol, culpamos as torcidas organizadas de terem afastados as famílias dos estádios, etc. E esta lei está aí para resolver isso.





















As Torcidas Organizadas surgiram em 1942, com a Charanga do Flamengo. Posteriormente, em 1944 houve a criação da Torcida Organizada do Vasco (TOV), que foi a primeira organizada nos padrões atuais. Com o tempo, todos os grandes clubes tinham suas torcidas organizadas. Os maiores clubes têm diversas torcidas organizadas e elas são as responsáveis por organizar as festas nos estádios. Bandeiras, uniformes, sinalizadores, mosaicos, bandeirões, bateria, e criação das músicas. A torcida organizada é fundamental para a verdadeira festa e apoio ao time.











Mas, elas não vivem em função apenas do clube. São verdadeiras instituições, que tem como principais características exaltar seu time e ela mesma.

A provocação aos principais rivais também é essencial, com músicas ofendendo, ou provocando, além de contos de confrontos passados como forma de orgulho, de demonstração de força.

Muita gente critica a provocação aos rivais, pois incitaria a violência. Mas, acredito que elas não sejam o principal problema, pois a provocação faz parte do futebol, ela é aquele “tempero” que faz o futebol ter graça, que faz você torcer ainda mais e por causa dela que os clássicos são os jogos mais importantes para um time, depois das decisões de campeonato.
Então, quanto às músicas provocativas, eu não tenho nada contra, pelo contrário, sou totalmente a favor.


E a violência nos estádios, na maioria das vezes, parte de pessoas que simplesmente são anti-desportivas. Vão ao estádio para brigar no lugar de apoiar seu time. Para pessoas assim, qualquer motivo faz com que procure confusão. Mesmo com a vitória de seu time, ela vai e briga, ou seja, não estava se preocupando de fato com o resultado. Sendo assim, mesmo sendo evitadas as músicas provocativas, qualquer outro motivo faria a pessoa brigar, o que tornaria inútil a proibição dessas músicas.





















A única coisa que não concordo nas provocações é o orgulho em ter matado algum torcedor rival, o que em condições normais deveria ser um motivo de vergonha. O principal problema das organizadas é que não tratam seus rivais como rivais, mas sim como inimigos.


Esse projeto será muito bom, pois é o primeiro passo para a paz no futebol, e quanto às reclamações de integrantes de organizadas dos clubes paulistas, parece que seus representantes querem que as brigas continuem, que o ódio ao rival aumente, que a impunidade permaneça. O irônico nisto tudo, é que todos se odeiam, todos querem o pior ao próximo. Mas, quando uma lei quer proibir isso, todos se UNEM para ir contra ela. Impressionante.

As torcidas organizadas sofrem diversos preconceitos, mas são a voz das torcidas, são como dizem seu nome, organizadas em prol de seus clubes e, como já disse, são as responsáveis pelas idealizações das festas. Mas, as brigas com rivais e até com outras de seu próprio clube mancham sua imagem perante a imprensa e ao público.




























































Que a partir de agora só vejamos estas cenas. Afinal, teria melhor disputa, melhor forma de rivalidade do que mostrar ao rival que sua torcida é mais bonita, mais empolgada e mais apaixonada? Que guardem suas energias NÃO PARA VIOLÊNCIA, MAS SIM PARA O APOIO AO TIME.

21 Response to "NOVO ESTATUTO DO TORCEDOR"

  1. O lula está totalmente certo de sancionar essa lei, quanta violência que nós vemos no estádios tomara que isso tudo acabe, tem muito conteudo o seu blog (y)

    Raah says:

    Gostei da iniciativa

    Odeio o lula, mas acho o que ele fez muito importante.

    O esporte deveria unir povos, promover a paz, não a guerra!

    Jogo: COmplete a história:
    http://sonhoparecedeverdade.blogspot.com/

    nao curto brigar por time algum, tenho o meu mas nao acho que devo bater nos outros por isso!parabens pela postagem!

    Yasmin says:

    nem sabia que existia um estatuto do torcedor, mas fico feliz por ser assim.
    Flamengo <3

    Acho que nao vai resolver muito nao.. esses "sacanas" desfarcados de torcedores nao vao deixar de proporcionar vandalismo e bagunça

    Ah para mim vai coninuar a mesma coisa de sempre!sem paz nos jogos mas vamos torce para que dê certo !

    Artur says:

    já tava na hora do lular sancionar algo assim...e acho que as torcidas organizadas estão erradas ao querer alterar algo, pois sim, elas devem ser responsaveis pelos torcedores que fazem parte dela.

    Cara, nem gostei desse estatuto do torcedor só por causa disso acham que vão deixar de brigar?

    TSC TSC

    Anônimo says:

    O estatuto veio para que torcedor tenha bom senso em algumas coisas.

    Nossa adorei esse blog aqui!

    http://erlanealopes.blogspot.com/

    QUe bom q aprovou a lei, tomara q assim reduza o numero de imbecis que nao sabe torcer =)

    Mesmo saindo do papel, esse lei vai ser como a lei seca...
    No começo prendiam até carro a alcool...
    (brincadeirinha) rsrsr
    Hj voltou ao que era antes...
    O Brasil, não tem "gente"
    suficiente para fiscalizar nada.
    infelizmente...
    Cabe ao torcedor fazer o que se é pra ser feito
    Respeitar a si mesmo..o respeito e ordem começa por nós.

    Abraços...

    Ah quero so ver...
    Tem que bloquear a torcida em um jogo quando ter confusão. Sempre achei que futebol estimula ignorância e agressão nos TORCEDORES.
    t+

    [tomara que de certo]

    Anônimo says:

    As pessoas deveriam ter mais coragem pra falar disso, assim como você. Bom post!

    Anônimo says:

    Eu não sou torcedor, mas defendo a pena de morte pra quem torce.

    não para a violencia, mas sim para o apoio ao time. Exatamente isso

    Não acho que vai ajudar muito esse novo estatuto, se formos ver bem são só mais leis que não serão compridas.
    Exemplo, tão dizendo por ai que assim vão acabar com as brigas nos estádios, mas já não era crime esse tipo de coisa ?!

    Unknown says:

    total inutilidade, o estatuto do conumidor deveria ser aplicado nos estádios

    Hemmely says:

    ahh os estádios viraram palco da violencia e é preciso ter iniciativa ..
    isso aê ..
    é torcer pra dar certo ..

    Esse novo estatuto é bom, mas tem muitos exageros, espero que pelo menos funcione
    Seguindo

    http://gustaandrade.blogspot.com/

    A primeira torcida organizada do Brasil foi a Torcida do São Paulo, na verdade uniformizada, Grêmio Sampaulino http://torcidapaixaotricolor-spfc.webnode.com/news/uma-historia-de-ser-orgulhar-mais-ainda-de-ser-s%C3%A3o-paulino/

Postar um comentário

Powered by Blogger