POR QUE AS PESSOAS FUMAM?

Eu sempre me perguntei isso, e para ser sincero, nunca consegui entender o motivo das pessoas fumarem.
Elas têm diversos motivos para não fumar. Afetam diretamente sua saúde e a de quem convive com você. Quem fuma, em geral, vive menos. Não é agradável seu cheiro, a fumaça, além de causar dependência, ou seja, você perde a sua liberdade de escolha.

Claro que o fumante dirá “se eu quiser, eu paro”, mas para quem já é viciado, fica apenas nas palavras, pois se você o desafiar a ficar dias sem fumar, ele não conseguirá.

Geralmente, as pessoas começam a fumar na adolescência, na época rebelde, onde se quer independência e se fazer o que quiser.

Com a influência dos “amigos”, que sempre dizem que é ótimo, te faz bem, que relaxa etc, as pessoas, só para não se sentirem rejeitadas, com medo de que ao recusar seriam tachadas de “chato”, “careta”, “bobão”, “cabaço”, entre outros, aceita e começa a fumar, sem nem saber o que está fazendo.














Com o tempo fica dependente e não larga o vício.
Afeta seus pulmões, causa impotência, câncer de boca, câncer de pele, perda de cabelo, catarata etc.



















Vale à pena? Você relaxa temporariamente, mas fumar não vai resolver seus problemas, eles continuarão lá até que você os resolva. Fumar não é a solução, é apenas mais um problema a longo prazo.



















Não tenha medo de rejeição destes “amigos”. Se forem realmente seus amigos, lhe entenderão, respeitarão sua decisão e não insistirão. Você não precisa ficar fazendo os gostos deles para ser uma pessoa legal. Se ao recusar, eles se afastarem de você, dê graças a DEUS, pois essas pessoas iriam apenas te levar a própria destruição.

Pior é para quem faz isso apenas porque acha que fica mais atraente, por apenas estar com o cigarro na boca. “Sou foda, vou pegar um cigarrinho aqui pra chamar a atenção daquela garota”. Não vai, cara. Tuas atitudes é que vão. Tendo um bom papo, estando bem vestido, mostrando segurança, isso sim irá conquistá-la. Não é o cigarro que vai te deixar mais atraente (pode até deixar para algumas, mas se você não tiver nenhum dos outros quesitos acima, o cigarro não vai te ajudar em nada).

E como já dito, a maioria que começa na adolescência é pra se sentir mais livre. Mas, faço um desafio (aos viciados, que não admitem seu vício): fique uma semana sem fumar, mesmo tendo vontade, seja mais forte. A maioria não iria conseguir, porque já é DEPENDENTE. Onde está a liberdade disso? Onde que você se sente livre? Você, na verdade, está mais preso do que nunca.





Pense nisso...

Procure ajuda, tente melhorar isso. Há, hoje em dia, gomas de mascar que substituem o cigarro, aliviando a vontade de fumar, e reduzindo aos poucos sua dependência. Mas cuidado com elas, para não se tornar dependente das mesmas (pois há nelas pequenas gramas de nicotina, que são o que fazem você não sentir a falta do cigarro).

Veja este site
http://www.comoparardefumar.com.br/




















E veja este vídeo dos Vagazoides sobre cigarro.


ACHE OUTROS MEIOS DE RELAXAR, QUE FAÇAM BEM A SAÚDE, QUE NÃO LHE PREJUDIQUEM, E VOCÊ SEJA MAIS FELIZ.

“Errar é humano. Persistir no erro é burrice”
Autor desconhecido

36 Response to "POR QUE AS PESSOAS FUMAM?"

  1. Anônimo says:

    benéfico com certeza não é,mas ja ouvi de muitos fumantes,que o cigarro é uma das maneiras de interromper a solidão,além de ser um vicio..
    e muitos fumam por pilha do amigo e falta de personalidade,ja tive várias opurtunidades de fumar,seja tabaco ou maconha..mas nunca experimentei
    com diz no fim do texto "errar é human.persistir no erro é burrice"
    belo texto ; D

    Anônimo says:

    dizem que ajuda a desestressar.
    Ao menos foi o que eu ouvi ontem no shopping, uma mulher falando com a outra:

    "Oxe, minha filha, quando você tiver estressada é só fumar um cigarrinho que pronto! O estresse vai todo embora"

    "Belo" conselho de amiga, não?

    (O linguajar já denunciou de onde eu sou, rsrsrs)

    O problema dos fumantes é que eles acham por algum motivo que aqueles avisos de trás da caixa não acontecerão com ele, sabe? Ao menos é o que eu penso.Se eu comesse, bebesse, alguma coisa com uma foto aterrozantes atrás eu nem triscava.

    O problema todo é o vício :s

    Parabéns pelo blog!

    Anônimo says:

    adorei, amor. *-*
    obg. (:

    Ticci.

    Tudo começa com uma simples curiosidade ou por brincadeira... quando ve, ja se foi uma vida entregue ao vicio do cigarro

    Muito Triste

    Graças a Deus eu nunca fumei e nunca irei fumar


    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    Anônimo says:

    Conheço pessoas da minha idade que começaram a fumar só para mostrarem que 'podem', que já são 'adultos' e blá blá blá .. Só penso uma coisa em relação à essas pessoas: Uns verdadeiros idiotas!

    Muito bom o texto. Gostei do blog!

    http://nothingpersonalmk.blogspot.com/

    Post em homenagem aos 112 anos do Vasco da Gama : http://italoopensador.blogspot.com/2010/08/club-de-regatas-vasco-da-gama-112-anos.html

    xD

    Anônimo says:

    Muito legal seu blog.

    Eu também não consigo entender porque as pessoas têm essa curiosidade de saber qual é a sensação de fumar cigarro, se antes de fumar, elas já sabem que o cigarro é totalmente maléfico, e prejudicial não só para quem consome, mas tbm para quem convive com os fumantes.
    É realmente difícil de entender...

    http://jesus-meu-guia.blogspot.com/

    Jesus é o meu guia !

    Não vejo problema nenhum nas pessoas fumarem, estamos todos condenados ao vicio!

    Qual a diferença entre fumar e comer um BigMac?Nenhum! Já que o que mais mata hoje em dia são problemas relacionados ao coração.

    Eu digo que se a pessoas gosta de fumar deixe a, e que ela morra feliz.

    Eu até fiz um post sobre isso no meu blog: http://ojudeuateu.blogspot.com/2010/07/escolha-sua-morte.html

    T. says:

    Belo texto, boa escrita...
    Realmente hoje em dia, as pessoas fumam pra nãos e sentirem rejeitadas, ou somente porque acham 'legal'. Os adolescentes sempre querem independência, mas porque sempre escolhem caminhos que os tornem dependentes? Fica a pergunta.


    http://twittices.blogspot.com

    Verdelone says:

    Ótimo post.
    Altamente recomendável para leitura
    Parabéns
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    Clarice says:

    eu também não sei porque as pessoas fumam. Mas muitas delas querem deixar o vicio mas não conseguem.

    Se bem que, no fator comportamental, já melhorou muito, pois as pessoas não aderem ao cigarro tão facilmente nos dias de hoje. Antigamente a questão cultural sobre o hábito de fumar era mais forte.
    Concordo plenamente com vc. É melhor não começar pra não gostar e ficar dependente. O cigarro não faz falta nenhuma.

    O cigarro é um vício repugnante qe mata aos poucos.
    Gostei do texto. Seguindo, segue?
    http://anaclaraqs.blogspot.com/

    carol says:

    Adorei ;D

    Odeio cigarro, odeio o cheiro, odeio o hálito, e odeio quem fume perto de mim :D

    É, realmente não da pra entender como as pessoas COMEÇAM a fumar, mesmo estando carecas de saber que vicia e leva a males infinitos.

    http://analisefc.blogspot.com/

    Nando! says:

    Um pergunta dificil de se responder viu!

    Oi Rafael, obrigada por comentar, ja estou te seguindo. E confesso tmb que sou FUMANTE. E mais, BURRA. Pq já parei de fumar e voltei 10 anos depois, isso que é burrice.Aquela coisa de ir tomar um chopp, meu ex namorado fumava e eu voltei a fumar assim...o namorado já era e o cigarro maldito ficou.Muito bom seu texto, falou apenas verdades. E pior ou melhor, que eu tenho vergonha de fumar na rua, não acho bonito, já foi o tempo, não acho bacana, nao acho charmoso, não acho glamouroso. Acho horrivel, fedorento e MATA. Eu quero parar de fumar e vou conseguir,mas todo o fumante é sem vergonha mesmo. Por exemplo, hoje em dia quando o fumante vai p um barzinho, uma boate, lugares proibidos p o fumo, ele tem que se segurar, ou vai passar a maior parte do tempo do lado de fora do recinto. E te digo, já consegui passar algumas horas sem fumar e bebendo um chopp...enfim. BASTA QUERER E TER FORÇA DA VONTADE, O RESTO É DESCULPA ESFARRAPADA DE UM BANDO DE VICIADOS, ANSIOSOS,NERVOSOS E TODOS OS "OSOS"
    abraços. Gostei do seu blog.

    Anônimo says:

    Pq ja fumatam uma vez e ficaram viciadas ?

    Hemmely says:

    bom texto caraw ..
    o vício começa na adolescencia por esses motivos msm, querer entrar num grupo, se socializar, o sentimento de relaxamento e a idéia muitas vezes vinculada de poder.
    é uam droga .. vicia, então o melhor é nem experimentar.
    se dar pra parar? sim claro .. meus pais fumavam regularmente e dps quando souberam qe teriam um filho eles largaram o cigarro, mas no caso não eram viciados .. era apenas hobbie.
    Mas a maioria não é assim .. e aceitar qe se está dependente é o primeiro passo ..

    Anônimo says:

    Cara, cigarro é a mesma coisa que a bebida. Drogas lícitas. Por anos foi vendido como algo bom, que lhe dava a sensação de poder, de status. Atualmente fumar virou estilo de vida, fazer parte de uma sociedade, de uma tribo. É a sempre necessidade das pessoas de querer se destacar no seu meio. Porém com suas cabeças fracas vão indo para o pior caminho.
    Seria bonito se o único vício nosso fosse o conhecimento.

    adorei seu post! sou totalmente contra cigarro, acho q pq eu tenho um pai q fuma desde os 14 anos... primeiro q ele fica uma pessoa ate mais estressada qd fuma!

    respondendo la o seu comentario... eu tb sou a favor de matar um animal para q possamos nos alimentar! eu como carne! o q eu sou contra na verdade eh a industria de alimento que não segue a lei de bem-estar animal, e a mc ainda faz mt pior do q as industrias!! esses procedimentos eram pra ser feito com o animal ja inconsciente ou sacrificado!

    enfim... valeu pelo comentario
    ;*

    Anônimo says:

    mt bom post :}
    http://mierdasacontecem.blogspot.com/

    Pontes says:

    Eu sou fumante e posso responder: Pq é muito bom!

    Pode fazer mal, pode nos matar, pode fazer 3 mil coisas ruins, mas é muito bom.

    Gosto do cheiro do cigarro, sempre gostei, não fico sem nicotina.

    Pago impostos ferrados comprando o meu maço e tenho o direito de continuar fumando.

    Man, fato.. fumar é horrivel..
    um dos atos q mais me incomoda é esete..
    motivos...
    todos citados aqui..
    o cheiro... aff a fumaça... man é horrivel x_x

    tbm naum entendo o porque q fumam....num tem nenhum sabor delicioso q atrai, a fumaça é horrível e parecem q ñ entendem q estará pagando pra consumir uma porcaria de cigarro q diminuirá o seu tempo de vida!!!!

    Garcez says:

    man... tow seguindo seu blog

    retribui lá


    segue o meu

    www.pojucaba.com.br

    Anônimo says:

    O que eles dizer é exatamente isso, que sentem prazer, ficam relaxados e esquecem os problemas. Mas na verdade estão apenas enganando a si mesmos!

    Artur says:

    Muito bom o texto e a forma como você abordou o tema. Cigarros não levam a lugar nenhum, apenas encurtam o caminho para a morte. =/

    Unknown says:

    Claro que cada um é cada um e não dá para generalizar o assunto... O que leva uma pessoa a fumar é muito pessoal..
    Todavia, tem-se que estar atento para os graves malefícios que causam o hábito...
    Eu não fumo e nem gosto do cheiro do dito...
    Mas não tenho nada contra os que optam pelo hábito.. É a vida deles; e avisado dos malefícios eles estão.
    Gostei do texto!
    ;D

    Anônimo says:

    Muito bom esse texo!
    Eu me pergunto a mesma coisa!
    Para que fumar! E outra se seus amigos estão te oferecendo, não são seus amigos!
    E outra para mim quem fuma nessa idade não é fodão, e sim otário! Sinto pena de amigos meus que tenho certeza que se oferecerem um cigarro, irão aceitar. Eu nunca aceitaria!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço
    http://enricows.wordpress.com/

    òtima sua iniciativa de alertar as pessoas do mau que faz o fumo

    nas antigas o hábito de fumar era tido como sinônimo de poder e luxo

    mesmo assim os problemas que vemos hoje são os mesmo de antigamente

    http://adolescente-antenado.blogspot.com/

    Anônimo says:

    cigarro é um acoisa ridicula, as pessoas fumam pq são otarias, se desse barato pelo menos... mais nem barato dá !

    por isso eu prefiro fumar maconha

    Dih Carmo says:

    A pior coisa q existe é cigarro odeio aquelas pessoas q fumam e ainda soltam fumaça na cara de qm ta falando com elas e ainda ficam pertubando pra vc dar um trago tbm

    Anônimo says:

    Eu já tinha visto o video deles e iria ate falar uma coisa que eles falaram e que ate escutar, nunca tinha ouvido ninguém fumar. É sobre que o cigarro é a industria mais bem sucedida, exatamente porque existem propagandas contra o cigarro e ainda sim existem várias marcas que vendem como água....

Postar um comentário

Powered by Blogger